segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

ANALISE SAGA POKEMON (PARTE1) HISTORIA DO CRIADOR


Analise Saga Pokemon
Parte 1.


Pokemon faz hoje dia 27 de fevereiro de 2018, 22 anos,  no horário japonês, Pikachu e seus amigos apagam a velinha junto com milhões de fãs em todo o mundo que sempre esperam mais novidades e surpresas dessa amada franquia. 

Pokemon teve em sua primeira geração os jogos Pokemon Red e Green, seguidos de Blue que chegou ao ocidente e Yellow.
Não falaremos de Pokemon Yellow agora, pois se trata de uma adaptação dos mesmos, visando aproximar o jogo da história que se passava no anime.

Mas vocês sabem como tudo começou em Pokemon?
Então acompanhem aqui com o  Trebor, que eu trarei tudo para vocês nessa análise.



Criador

Satoshi Tajiri, nascido em 28/08/1965, na cidade de Mashida em Tokio, Japão. Filho de uma dona de casa e de um vendedor de carros, queria um animal de estimação, porém como seus pais não permitiam, ele começou uma mania “estranha” de colecionar insetos. Insetos esses que ele “capturava” pela cidade aonde ele vivia, que na época era um ambiente mais rural.
Vemos ai uma semelhança já com os jogos; o menino que sai em uma jornada pela sua cidade, capturando insetos que cabiam em seus bolsos, sabe onde se encontravam mais esses insetos? Na grama. Alguma semelhança? =P
Satoshi era conhecido como um garoto de grande criatividade e com olhar muito clínico, ainda mais quando se tratava de observar seus insetos, o que gerou nele em sua infancia a vontade de ser um entomologista (aquele que estuda os insetos). Sempre isolado em seu canto, tinha muita dificuldade de interagir com outras pessoas, e como ficou muito focado com os insetos, ficou conhecido pelos colegas como “Dr. Bug” (doutor inseto).

Depois de adolescente entrou em uma escola tecnica, mas como não gostava muito de la, acabou descobrindo o mundo dos games, e esse mundo o prendeu de tal forma, que chegou a matar muitas aulas só pra jogar, o que quase lhe causou reprovação em seu curso.
Seu jogo favorito era Space invaders, jogo esse que Satoshi chegou a ter uma máquina em sua casa.
Ele concluiu seus estudos em um curso de eletronica e ciencias da computação no colegio nacional de tecnologia de tokio.

Aos 16 anos em 1981, participou e ganhou em um concurso de design de games desenvolvido pela SEGA. (aquela mesma, rival da NINTENDO naquela época).
Seu pai ainda tentou lhe arrumar um emprego em uma companhia eletrica, mas não era o que Satoshi queria, ele queria se dedicar mais aos jogos, mas os jogos naquela época eram tidos como coisas infantis, não eram tao difundidos como hoje em dia e muito raro eram os que conseguiam sucesso nessa area.
Em 1982, junto com um amigo, Satoshi fundou uma revista chamada tãtãtãtã… Game Freak.
A revista essa toda focada em jogos. Atravez dessa revista surge mais um personagem importante para criação de Pokemono Design e ilustrador Ken Sujimori.
Que gostou tanto da revista que conseguiu se tornar um redator e mais tarde e ate hoje é o principal ilustrador das artes de Pokemon, nos jogos, Cards, revistas, etc…

A revista Game Freak tinha 28 páginas e inicialmente era toda feita a mão. Mas como houve grande procura do publico, Satoshi decidiu faze-la impressa.
A partir dai satoshi viu que faltava coisas novas no mundo dos games, e resolveu então começar a criar seus próprios jogos, estudou e aprendeu a escrever softwares e ate mesmo desmontou seu Famicon (NES) só pra ver como ele funcionava. Logo ele aprendeu a programar jogos para o Famicon (NES), usando o sistema de linguagem da NINTENDO, o Family Basic.

Em 1987 satoshi junto de Ken Sujimori criou o Arcade Quinty, conhecido nos EUA como Mendel Palace, jogo que foi distribuido pela NAMCO para Nintendo e Famicon.
 
Em 26 de Abril de 1989, Satoshi fundou junto de Ken Sujimori e do Design e Programador Junichi Masuda, a sua empresa Game Freak, nome este em homenagem a sua Revista.

Nos anos 90, Satoshi lançou um livro pela Japanese information & Culture Center, onde contava histórias pessoais de videogames e da época em que jogava arcade e quando tambem frequentava seu curso, aumentando assim seu nome, ficando mais reconhecido no mundo dos games.

No primeiro ano da sua empresa, veio a primeira ideia de Pokemon, ao observar 2 crianças que jogavam seus game boys conectados pelo Cabo Link. Em sua mente ele imaginou insetos rastejando entre os sistemas atraves dos cabos, sendo trocados pelos jogadores, aumentando assim a coleção de cada um. Logo ele estava imaginando como seria possível fazer isso. Ele queria que as crianças tivessem a possibilidade de caçar pequenas criaturas como ele fazia em sua infancia com os insetos.

Logo ele usou como referência para seu jogo a jogabilidade de Final Fantasy Legend, que era um jogo por turnos (onde cada um tem seu turno de realizar sua ação)

Aos poucos a ideia foi tomando forma e a Game Freak levou sua ideia de Pokemon ate a Nintendo, que apesar de não entender bem a ideia , gostou do design e ficou interessada em financiar o jogo.
O jogo se chamava Capumon (Capsule Monsters) 
pois era inspirado nas maquinas gashapons, aquelas que se coloca uma moeda e você recebe uma capsula com um brinde dentro. Mas por problemas de patente, a Nintendo não aceitou esse nome, que foi trocado para o que temos hoje, Pocket Monsters (Pokemon).

Satoshi passou 6 anos trabalhando para finalizar o game, onde parte deste tempo ele aprendeu diretamente com o mestre Shigero Myamoto (sim o criador de Super Mario), que acreditou no jogo e ainda por cima foi o responsável pela ideia do jogo possuir 2 versões, para que houvesse ainda mais interação entre os jogadores, pois cada um teria monstrinhos diferentes que seriam necessários trocar entre os jogadores. Satoshi passou a considerar Myamoto como seu mentor.

Mas Satoshi ficou tão focado no jogo que deixou ate mesmo de lado sua empresa Game Freak, que chegou próximo a falencia, tendo que demitir alguns funcionarios, pois não tinha como paga-los, e como na Nintendo ele tambem não recebia nada de ganhos, apenas recebia apoio e troca de conhecimentos e informações. Chegou a voltar a dependencia dos seus pais.
Satoshi ainda ganhava algum dinheiro nas produçoes e direções de alguns jogos como YOSHI em 1991, e Pulseman distribuido pela SEGA em 1994.

Ate que finalmente em 27 de fevereiro de 1996, foram lançados Pokemon Red e Pokemon Green, mas em seu lançamento os jogos não receberam nenhuma divulgação grande pelas midias, pois o game Boy, consle de origem do jogo, já era visto como ultrapassado pela crítica, o que acabou preocupando a todos sobre o sucesso do game, que levou a um grande medo de rejeição e que com as poucas vendas os jogos poderiam nem mesmo se pagar.
Ate que a revista de renome no Japão, a Coro-Coro, resolveu anunciar um evento, em que seriam distribuidos 20 unidades do Rarissimo Pokemon Mew. Esse evento em forma de concurso, teve mais de 78 mil inscrições, e a divulgação começou a se fazer grande em todos os lados por causa de Mew, fazendo finalmente o jogo ficar popular entre os jovens. Com a grande popularidade foram então lançados nos EUA no dia 28 de setembro de 1998, os jogos Pokemon Red e Pokemon Blue. Estes que possuiam já algumas mudanças e melhorias nos jogos, desde a disponibilidade dos Pokemon, correção de bugs, censuras, como o caso da Jynx. E ai o jogo fez um estrondoso sucesso entre os jovens do ocidente. O jogo que foi lançado no ocidente praticamente junto ao anime, fez ainda mais sucesso para a marca.

O que são Pokemons?
São seres dotados de poderes elementais e fisicos, que habitam um mundo ficticio junto com os humanos. Alguns são usados como animais de estimação, outros são como amigos, muitos ajudam nos trabalhos como policia, bombeiros, medicos, construção.

Voces sabem qual foi o Primeiro Pokemon criado por Satoshi? Se você respondeu Pikachu, Nahhh, esta errado.
O Primeiro Pokemon e que na base de dados original de Capsule Monsters era o numero 001 a Pokedex era Rhydon, sim o querido Pokemon de Pedra com sua Broca no nariz =P



De inicio teriam 190 Pokémon, mas nos primeiros jogos foram usados apenas 151, o restante ficou para a segunda geração.
Mas a primeira geração hoje é aquela que mais bate no coração dos nostálgicos, juntamente com Gold e Silver, a segunda geração, que alem de um jogo novo, nos trouxe de volta a Kanto, e nos fez descobrir o fim do protagonista Red.
Ate hoje, não há quem não conheça a historia de Pokemon, e a marca que começou da simples ideia de um jovem, conquistou de vez o coração de milhões de pessoas em todo o mundo.
Querem conhecer mais sobre os jogos responsáveis pelo fim de estoque de pilhas em seus game boys, saber cada funcionalidade e curiosidades dos jogos, vem com o Trebor e vamos juntos viajar por este maravilhoso universo.
Na Próxima Parte vamos falar da primeira geração
em breve link aqui...(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário