quinta-feira, 28 de junho de 2018

Analise Pokemon Quest (Mobile)

Ola amigos e treinadores, hoje falaremos do mais novo jogo Pokemon que já saiu pra Nintendo Switch, mas chega agora para os celulares androide e IOS.



Vamos embarcar em mais essa analise?

Pokemon Quest

Pokémon Quest é o primeiro spin-off Pokemon desenvolvido pela própria Game Freak e também o primeiro título gratuito dos monstrinhos de bolso da empresa.
A Pokemon Company nos trás neste período de um ano pós E3, 3 jogos para alegria dos seus fãs. Pokemon Quest, Pokemon Let'sGo! Pikachu/Eevee e Pokemon 2019 ainda sem titulo, mas confirmado na apresentação da E3.

Ainda este ano, temos o lançamento de Pokémon Let's Go Pikachu/Eevee, que é um jogo mais integrado com Pokémon Go, da Niantic. Aonde ideia principal é trazer os jogadores do Pokemon Go de Celular para o console da Nintendo. Ou seja, o público alvo são os entusiastas recentes dos monstrinhos.


O outro jogo deste ano é o Quest, é um jogo RPG free-to-play mobile, lançado sem grandes anúncios ou pretensões. Pokémon Quest é um jogo leve e simples. Começando pelo design dos personagens. Todos monstrinhos são em forma de cubos, com pouca definição e em um mundo 3d. Mas com pouca interação do jogador ao ambiente.
Este título não é focado essencialmente na narrativa. A história gira em torno de uma ilha que é explorada por um robô autônomo. A ideia é que, assim que os monstrinhos vão abrindo caminho pelos ambientes, o veículo consegue identificar mais daquele local.



O título funciona em um sistema de rodadas com alguns passos quase que sempre definidos. A ação começa com a coleta de itens, passa por equipar os personagens e só depois vai para o cenário de batalha em si.
O jogo apresenta somente os 151 primeiros Pokémon, e isso faz com que o jogo seja organizado de maneira muito mais simples, mas sem perder o carisma característico da serie. Vemos com ate certa satisfação mesmo com a limitação cubista, vários personagens complexos bem apresentados, como Ninetails e Butterfree, não esperem por animações complexas de golpes ou para as evoluções, o intuito do jogo é apenas diversão casual.

O jogo saiu primeiro para Nintendo Switch, e foi liberado apenas dia 27 de Junho para os Celulares, então agora que temos uma real forma do jogo, afinal é um jogo que requer mais recursos de touch e mais voltado a parte portátil, sendo de certa forma ruim os controles do Switch se desejar usar o Switch na TV ou fazer uso dos Joy-cons acoplados em modo portatil.
Usando o Switch em modo Tablet, temos o uso mais correto para a dinâmica do jogo fluir muito melhor, mas convenhamos que é muito mais pratico não ocupar o console se podemos agora desfrutar do jogo em nossos Smartfones.

Dinâmica do Jogo

O jogo, é um RPG de estratégia que trás vários elementos da franquia Pokémon. Você pode formar um grupo de três Pokémon e ir destravando vários mapas e enfrentando todos os outros Pokemon que vê pela frente. O jogo é praticamente automático, cabendo ao jogador (se ele quiser) somente determinar quando os monstrinhos usarão suas habilidades. Ao usá-las elas possuem um tempo tempo de recarga.
Ao iniciar o jogo Podemos escolher entre 5 Pokemons, os iniciais conhecidos Charmander Bulbasaur e Squirtle, e os iniciais de Yellow: Pikachu e Eevee. cada um com sua característica, mas pra começar, um dos melhores é o Charmander, pelo seu poder mais ofensivo.

Neste jogo, os Pokémon andam livres e eles que andam e atacam sozinhos. Sem a figura do treinador aparecer.


O mapa do jogo é dividido em vários estágios para explorar, como se fossem mundos, e cada mundo possui uma quantidade de stages internos, por exemplo (1-1, 1-2, 1-3) e após os estágios normais, ao fim temos um BOSS, que ao vence-lo, podemos "fechar aquela área do mapa, só que cada stage desses, requer aumento da força de seus pokemon, e muitas vezes será necessário jogar novamente stages anteriores para conseguir mais itens e força para seus pokemon, subindo de nível ou ganhando as Power stones, que são itens que ao ser equipados nos nossos monstrinhos, aumentam sua força, seu hp, ou atributos como velocidade, taxa de critical.

Boss:

Explorando

Como na maioria dos jogos mobile, temos uma "energia" inicial de 5 cargas, onde cada uma demora em media 30 minutos para recarregar, e quando acabam, temos a opção de esperar o tempo, ou usar de tickets que obtemos no jogo em baixa quantidade ou comprando com dinheiro real, se quisermos acelerar mais as coisas.

Subindo Levels, Evolução e Batalhas

Conforme você vai explorando a ilha e os Stages, mesmo sendo derrotado na fase, ganha-se pontos de experiencia, que vão fazendo nossos pokemon subir de level e atingindo certos levels eles evoluem.
Para também faze-los ganhar mais poder e assim podermos enfrentar os stages, temos itens chamados Power Stones, que são pedras de ataque ou defesa, que trazem mais atributos para nossos monstrinhos, subindo seu ataque ou seu HP e defesa, cada pokemon é mais voltado para um tipo, atacante, ou defensivo, e dependendo do seu tipo, ele abrirá espaço para que essas Power stones sejam "equipadas, assim como também tem formas diferentes de atacar, mais próximos ou a distancia. 


Power Stones

As Power Stones podem ser de 4 tipos diferentes, simples, que dão pontos para aumentar seus Stats, Bronze, Prata ou Ouro, que trazem alem do aumento em seus stats, aumentos em suas características como taxa de critical, taxa de recuperação de HP por ataque, velocidade de movimentação e outros atributos, sendo a Power Stone Bronze 1 atributo,  a prata 2 e a ouro mais rara, 3, o que faz com que mesmo sendo de um valor de stats maior, seja mais valioso colocar uma Power Stone Gold que outras mais fortes comuns.
Possuímos uma barra dourada de exploração que vai se enchendo conforme vamos explorando os Stages e quando essa barra enche, e vencemos o stage, ao fim conseguimos ganhar essa Power Stone Dourada.

 

Treinamento

Existe um sistema de treinamento que consiste em sacrificar outros Pokémon para a melhoria de um que está sendo usado em batalha, neste sacrifício, podemos fazer 2 coisas, subir o nível de nossos Pokemon, ou fazer eles aprenderem um novo golpe, pegamos nosso pokemon na aba de edição de time e vamos a treinamento, com isso escolhemos o pokemon que desejamos evoluir e os que desejamos sacrificar, Importante ressaltar, que se usarmos Pokémon de mesmo tipo, ou ate mesmo a mesma especie, os pontos que recebemos para evoluir são maiores, assim como a porcentagem de aprender um novo golpe também é muito maior, então ao invés de sacrificar vários Pokémon para um treinamento, espere um pouco para ver se consegue juntar alguns iguais de nível menor e assim fazer um sacrifício menos puxado, pois os Pokémon usados para ajudar no treinamento, não voltam mais a sua base.


Capturando novos Pokemons

Pokémon Quest tem a forma de “capturar” os monstrinhos um tanto curiosa, diferente dos outros títulos da série, eles não ficam em pokébolas. e a formula de “treinador” não passa nem perto deste título.
Para atrair os Pokémon é pelo cheiro dos alimentos que você cozinha em sua base, onde vamos cozinhando usando ingredientes coletados em cada "fase" que vamos percorrendo, dependendo das receitas que você possui, vai atraindo monstrinhos separados por seus tipos ou cores, podendo ser mais raros ou comuns e ate mesmo lendários, que também podem ser encontrados pelo cenário e vão visitar sua ou no período de 24hs outros Pokémon vão visitando sua base também e entrando para "seu time".
Começamos com apenas uma panela, mas conforme vamos abrindo o mapa, ganhamos outras ate ficarmos com 4 panelas para atrair os novos Pokémon.



Quando você coloca os ingredientes para cozinhar, é necessário que você espere um tempo para ficar pronto, e esse tempo e definido pelas rodadas de exploração que você faz, tendo pratos que podem pedir uma ou ate mais de 6 rodadas, portanto é importante sempre ter algo cozinhando enquanto se explora os cenários, para que nunca perca a energia que a gente acumula para poder participar das explorações. Entretanto, pode-se usar moedas do jogo para adiantar o processo.
Como título free-to-play, esta é a maneira de ganhar dinheiro sobre o jogo, criar uma situações de espera para que o jogador se sinta motivado a gastar dinheiro real para acelerar a partida. 


Abaixo deixo uma imagem que trás as receitas certas usando os ingredientes para capturar cada tipo de Pokemon.



Aproveitando o jogo

O jogo pode ser aproveitado de duas formas, saindo direto com foco nas batalhas, onde muitas vezes iremos perder, e acumulando experiencia e itens para nossos Pokémon crescerem e ir vencendo, o que nos dará um gasto de tempo muito grande, tendo em vista que só temos 5 cargas para poder usar e explorar sem ter q gastar os tickets do jogo. ou da segunda forma, que seria aproveitando as possibilidades que o jogo oferece, estudando as melhores estratégias para cada terreno, equipando os itens certos para evolução das criaturas, escolhendo os Pokémon melhores em cada terreno. Isso faz com que os momentos de espera sejam bem menores.

Importante lembrar a todos que inevitavelmente Pokémon Quest é um jogo de intervalos. Ou seja, um jogo feito para ser explorado em parcelas e não em maratonas de oito horas seguidas .

PokeMart

No Pokemart é onde podemos comprar novos itens de decoração, e muitos kits com Pokémon e itens para uso ingame, podemos juntar Tickets que ganhamos no jogo ao completar missões de campanha, ou usando dinheiro real para comprar esses tickets, nada que seja obrigatório dentro do jogo, mas trás mais facilidade para aqueles que tem dinheiro de sobra e paciência de menos rsrsrs.

Afinal, vale a pena?

Por ser um jogo gratuito. e para o que ele oferece que é levar uma experiência casual para um jogo simples dos monstrinhos mais famosos do mundo, cumpre muito bem o papel, não é um jogo espetacular, nem adiciona grandes coisas ao gênero mas distrai bastante, e se você entrar ao menos uma vez por dia no jogo, aos poucos vai evoluindo, apesar de que quando você ver seus monstrinhos ficando mais fortes, dificilmente vai querer ficar sem jogar por muito tempo, sempre voltando assim que o jogo te indicar que suas energias se recarregaram.

As características do free-to-play, tais quais o ambiente de espera que transforma tempo e ansiedade em modelo de negócio, podem não combinar muito com uma franquia como Pokémon. Mas isso, não é feita de forma exagerada e pode se aproveitar da gratuidade para curtir enquanto estamos num transporte para nossas casas ou trabalhos. sendo bastante divertido e carismático, vale aquelas por essas horas que não temos o que fazer a não ser esperar nossos destinos ou horas marcadas em algum compromisso.

Pokémon Quest foi lançado em 29 de maio para Nintendo Switch e 27 de Junho para Smartphones Android e IOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário